A Escola Raiz

A Escola Raiz é uma escola particular que tem um referencial educativo de modo a dar sentido e lógica a todo o trabalho que nesta se realiza. Assim, sendo uma escola de orientação construtivista, implementa como modelo pedagógico o modelo HighScope, em todos os anos de escolaridade.

Este projecto curricular é elaborado tendo como linha de base orientadora o Projeto Educativo da Escola Raiz, em todas as suas vertentes.

Salientam-se alguns pontos como:

  • Aprendizagem ativa;

  • Ensino diferenciado e como tal adaptado aos diferentes tipos e estilos de aprendizagem;

  • Interação adulto-criança alicerçada numa relação positiva; prevenção e resolução de conflitos em conformidade com o modelo HighScope;

  • Avaliação tendo por base a observação e os registos diários realizados pela equipa pedagógica.

    Na Creche e na Pré-Escolar utiliza-se o instrumento de avaliação específico do modelo HighScope C.O.R. – Registo e Observação da Criança – através deste instrumento, os pais recebem informação muito detalhada sobre o desenvolvimento do seu filho e partilham com a equipa as evoluções que a criança obteve também em casa.
    A avaliação dos alunos nos 1.º e 2.º Ciclos realiza-se tendo em conta vários instrumentos, dos quais também fazem parte os testes estandardizados, a avaliação oral e a avaliação dos trabalhos de projeto. A avaliação incide sobre o processo e o produto com base na observação realizada em contexto.

  • Trabalho em equipa realizado pelos vários intervenientes pedagógicos, do qual fazem parte reuniões regulares e planificação diária dos conteúdos.

  • A participação regular dos pais na escola, como elemento facilitador da integração e progressão do aluno.

A Escola Raiz implementa na sua totalidade o modelo pedagógico HighScope, sendo no entanto a sua aplicação e articulação realizada em conformidade com a legislação em vigor, nomeadamente no que respeita ao paralelismo com o programa curricular proposto pelo Ministério da Educação.

A Escola Raiz é uma escola de inspiração católica aberta a todas as crianças independentemente de professarem ou não uma religião.

Pretende-se que a criança, através do exemplo e da aplicação concreta no seu dia-a-dia, interiorize os valores cristãos e, se for essa a opção dos pais, aprofunde a sua fé. Os valores surgem na educação da criança de uma forma integrada. 

Escola Raiz
está no Facebook
Carrega no botão para seguires a Escola Raiz no Facebook
Escola Raiz | Todos os Direitos Reservados © 2017 | Política de Privacidade | Desenvolvido por Rede Lusa Studio