10/09/2015
Apoio aos Refugiados

“Vemos, ouvimos e lemos.  Não podemos ignorar”

                  Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Nos últimos meses temos assistido ao drama dos refugiados, presente há tantos anos, mas agora tão permente e tão perto de nós, assumindo uma dimensão que a torna a maior crise de refugiados / migrantes desde a IIº Guerra Mundial, situação de uma enorme complexidade, para a qual não existe uma resposta simples, nem uma solução isenta de riscos/efeitos perversos.

Em termos humanitários é essencial uma resposta imediata de acolhimento e, ao nosso nível, de comunidade escolar, é essa a resposta que nos é pedida.

Na Escola Raiz temos os hábitos da entreajuda, de procurar soluções e de cuidar. O drama destas pessoas, que poderemos ser nós no futuro como já o fomos no passado (o drama dos chamados retornados não está assim tão longe no tempo ou esquecido nas nossas memórias), interpela-nos a agir no sentido de procurar soluções para o seu problema imediato, de nos entreajudarmos para o conseguir e de cuidarmos do nosso próximo.

Como sabem na passada sexta feira foi criada a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados (www.refugiados.pt) e a Escola Raiz ofereceu-se para ser uma instituição anfitriã, ou seja, temos a obrigação de garantir através dos nossos recursos e mobilizando os recursos de parceiros disponíveis, os seguintes requisitos: o alojamento, a alimentação adequada, o apoio de saúde, a educação, a aprendizagem do português e a ajuda na integração laboral dos adultos que compuserem o agregado familiar da família ou famílias a acolher.

Nesse âmbito estamos a organizar grupos de trabalho que possam desenvolver em profundidade alguns aspetos do projeto e deste modo todos juntos darmos a resposta que estas famílias precisam.

Ao longo deste processo teremos necessidade de muitas formas de ajuda diferentes, tendo assim a certeza de que todos os interessados irão dar um contributo precioso onde nada é em excesso.

Grupos de trabalho que vão ser agora criados:

1 - grupo de alunos (4º, 5ª e 6º anos)

2 - grupo de antigos alunos

3- grupo de pais (familiares)

4- grupo de professores (colaboradores)

Neste momento estamos a precisar de voluntários para constituírem a equipa organizadora e dinamizadora do seu grupo. Pedimos assim a todos os que aceitem este desafio que nos enviem um email com os seguintes dados ou aceda a http://escolaraiz.pt/apoio/

Nome

Pai/mãe/familiar/aluno/antigo aluno

Profissão

Disponibilidade para primeiro  encontro de equipas: indicar horários e dias nos dias 17 ou 22 de setembro.

Na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro às 8h30m o Rui Marques, presidente da PAR - pai da Marta e da Madalena Marques antigas alunas da escola - e a Marta virão à Escola Raiz (Avenida do Restelo) fazer a apresentação da PAR e responder às questões que tivermos pelo que convidamos TODOS  a estarem presentes e a juntar-se a esta iniciativa.

 

 

 

 

Escola Raiz
está no Facebook
Carrega no botão para seguires a Escola Raiz no Facebook
Escola Raiz | Todos os Direitos Reservados © 2017 | Política de Privacidade | Desenvolvido por Rede Lusa Studio