08/01/2015
Ensino e Aprendizagem - chave para o sucesso escolar

Um especialista da OCDE defendeu na passada segunda-feira que, entre os alunos mais novos, o ensino em Portugal devia estar mais focado na avaliação formativa, que consegue detectar as necessidades dos estudantes, do que na avaliação sumativa.

Num artigo publicado no Jornal SOL do passado dia 5 de janeiro, que pode ler na íntegra na página de facebook da Escola Raiz www.facebook.com/escolaraiz, "Segundo um estudo da OCDE sobre políticas nacionais de avaliação, aplicadas em 28 países, "a avaliação formativa evita a excessiva atenção [centrada] nas notas e na classificação dos alunos, que infelizmente ainda acontece em Portugal", contou Paulo Santiago.

Já a avaliação formativa permite "diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos alunos e oferecer um 'feedback' em tempo real", sublinhou o analista.

O estudo "Synergies for Better Learning: An International Perspective on Evaluation and Assessment" ("Sinergias para uma melhor aprendizagem: uma perspectiva internacional sobre avaliação") defende que é preciso encontrar "um equilíbrio entre formação formativa e sumativa"."

Este estudo  é de extrema importância e se lhe for dado o relevo necessário pode encontrar-se um bom caminho para o problema do ensino em Portugal já que nele se associa o ensino e a aprendizagem que é a peça central do sucesso! Não há ensino de qualidade se não houver aprendizagem.
Na avaliação da aprendizagem é neste artigo valorizado o foco na avaliação formativa, aquela que atempadamente permite encontrar estratégias e fundamentos para a evolução do aluno. Permite fechar o ciclo e verificar em tempo útil se houve evolução significativa e refletir sobre a aprendizagem.
Tememos que os enormes recursos gastos na avaliação externa sumativa que basicamente se resume a exames e rankings obscureça todo o processo de aprendizagem e os resultados obtidos nenhuma informação útil dêem nem sobre o processo de ensino-aprendizagem, nem sobre os resultados dessa aprendizagem, nem mesmo dêem qualquer prognóstico sobre o futuro académico ou profissional do aluno!
 

Escola Raiz
está no Facebook
Carrega no botão para seguires a Escola Raiz no Facebook
Escola Raiz | Todos os Direitos Reservados © 2017 | Política de Privacidade | Desenvolvido por Rede Lusa Studio